Antigamente, planejar uma viagem consistia em buscar pacotes por meio de uma agência de turismo ou tentar navegar nos mares dos sites online. No entanto, esse processo se revolucionou e hoje está mais difuso do que nunca e com uma presença clara de celulares, smartphones e tablets. Para identificar os pontos principais dessa mudança, o Facebook encomendou a pesquisa Digital travel research journey realizada pela Gfk. Para detalhar o que descobrimos, conversamos com a responsável pelo estudo Fernanda Alcantara, analista de insights do consumidor no Facebook.
Hoje em dia é praticamente impossível planejar uma viagem sem o celular. De acordo com nossa recente pesquisa Digital travel research journey, realizada pela Gfk, 98% dos entrevistados usam o celular para pesquisar sobre viagens e 92% estão com o aparelho o tempo todo. Para entender como o comportamento dos viajantes mudou com a presença constante dos dispositivos móveis e plataformas digitais como o Facebook e Instagram, selecionamos os principais dados do estudo que explora o processo de viajar — essas informações podem ajudar empresas relacionadas ao mercado de turismo a criarem campannhas estratégicas em nossas mídias.
Como o celular influencia a jornada de compra do viajante?
Durante o processo de descoberta e pesquisa de viagem, 82% dos viajantes utilizaram 2 ou mais dispositivos, e 98% dos entrevistados no estudo utilizam o celular como fonte de informação. Isso mostra que o aparelho tem se tornado um importante aliado das pessoas. Os dispositivos móveis são uma fonte de informação, de descoberta e pesquisa. São também uma companhia de viagem que nos ajuda a navegar e nos mantém conectados com as coisas que nos interessam ao longo do caminho.
Facebook e Instagram são o destino certo dos viajantes
As pessoas estão em nossas plataformas durante todo o processo de planejamento de viagens e buscam por inspirações no Facebook (83%) e no Instagram (55%). Segundo a pesquisa Instagrammers no Brasil, 40% dos entrevistados se interessam em viagem e 50% desse número foi viajar inspirado pelo Instagram.
Mais do que isso, as pessoas em nossas plataformas também estão dispostas a receber informações de marcas. Para 64%, os anúncios personalizados e economizam tempo e esforço. Essa é uma grande oportunidade para você colocar sua marca no centro da descoberta, já 68% das pessoas disseram que podem fazer uma reserva de viagem com uma nova empresa.
via:facebook