SAIBA O QUE FAZER AO TER SUA BAGAGEM DANIFICADA DURANTE O VOO.
Depois de uma viagem maravilhosa, não é nada interessante chegar ao seu destino e ter uma surpresa. Voltando de Paris, tivemos nossa bagagem danificada pela Cia Aérea, o que achamos um verdadeiro absurdo pelo valor que pagamos pela passagem e pelo descaso dos funcionários dos aeroportos.
O QUE FAZER?
Ao constatar que sua bagagem foi danificada durante um voo, você deve relatar imediatamente o ocorrido para um colaborador da empresa aérea, ainda dentro do próprio aeroporto. Ele vai solicitar que você preencha um formulário de Registro de Irregularidades de Bagagem (RIB) ou um formulário da própria empresa formalizando a sua reclamação com documento de identidade, cartão de embarque e comprovante de despacho da mesma.
Nele, você deve relatar todas as avarias que ocorreram com a mala. É importante fazer antes de sair do aeroporto para não gerar questionamento sobre o real momento que a mala estragou.
IMPORTANTE:
Muitas vezes ninguém dá muita importância para estes documentos, mas são fundamentais para abrir a reclamação:
- seu cartão de embarque ou sua passagem;
- a(s) etiqueta(s) da bagagem;
- os comprovantes das despesas (orçamento de reparo da bagagem por um profissional, constatação da impossibilidade de reparar a bagagem, etc.).
E se eu já estiver saido do aeroporto?
Se você estava cansado na hora e depois arrependeu de não ter aberto uma reclamação, ou até mesmo, não reparou que a sua mala estava avariada no momento, separamos algumas maneiras de abrir a sua reclamação.
Air France
Prazo : Até 7 dias após a sua chegada.
Contato: Clique Aqui
Alitalia
Dependendo do tipo e da extensão dos danos à sua bagagem e do seu país de residência, a Alitalia fornecerá um cupom para a compra de bilhetes da Alitalia ou uma nova peça de bagagem com as mesmas características da que foi danificada a ser escolhida em um catálogo de mercadorias produzido por um renomado fabricante de bagagens.
Contato: 21 3500-8998
Prazo : Até 7 dias após a sua chegada.
Contato: 0800 123 200
Importante: Em caso da rota doméstica Argentina, solicitam contato dentro dos 3 primeiros dias da chegada.
Prazo : Até 4 horas depois da chegada do voo em caso de voos nacionais e até 7 dias no caso de voos internacionais.
Contato: Clique Aqui
Avianca
Prazo : Até 7 dias após a sua chegada.
Contato: Clique Aqui