Alugar um carro na Europa pode ser uma questão de necessidade para quem viaja, especialmente quando existe a possibilidade de conhecer vilarejos e cidades próximas de onde estarão hospedados.
E por mais que pareça complicado, o aluguel de carros é bastante simples e objetivo. Com a internet, é possível fechar negócio antes mesmo de embarcar e garantir seu transporte assim que chegar no destino.
Se você ainda não sabe como alugar carros na Europa, no texto de hoje separamos algumas dicas bacanas que vão te ajudar muito nesse sentido. Confira abaixo!
Alugar um carro na Europa é muito caro?
Primeiro, vamos desmistificar alguns conceitos que costumamos ter sobre alugar um carro na Europa: fazer isso não é tão caro assim, ainda mais quando viajamos com outras pessoas e podemos dividir os gastos.
Para termos uma ideia, um carro simples e menor pode custar cerca de R$100,00 por dia, o mesmo valor que costumamos pagar aqui no Brasil.
Obviamente, para carros maiores e com itens extras, como câmbio automático e porta-malas grande, você terá que desembolsar um pouco mais. Um ford Kuga, por exemplo, custa em média R$180,00 por dia.
Como alugar um carro na Europa? Vamos às dicas!
Agora que temos os preços em mente, vamos começar a pensar em como alugar o carro. Existem múltiplas opções e nós separamos dicas para que você pague menos e viaje com mais tranquilidade. Anote!
1- Aluguel pela internet
A primeira dica para quem quer alugar o carro e viajar sem dores de cabeça, sabendo que o veículo estará pronto assim que desembarcar é fazer isso online. Muitos sites oferecem uma espécie de comparador de preços, como acontece com hotéis.
É uma boa ideia usar comparadores, pois eles reúnem informações de várias locadoras em um único lugar e evitam que você pague mais caro por um mesmo veículo.
Um desses sites é o da Rental Car, que funciona para diversos destinos Europeus e aceita pagamento no cartão de crédito.
Mas, se você já tem uma locadora preferida e não quer trocar, a dica é entrar no site dela e fazer a reserva antes de embarcar – assim, não há o risco de chegar no destino e não ter nenhum carro disponível.
2- Aluguel no destino
Outra opção – que não é a mais recomendada – é alugar quando você desembarcar. Por que não aconselhamos fazer isso? Simples: porque você pagará mais caro e na moeda local, provavelmente, fazendo com que seja necessário tirar do valor reservado para curtir a viagem.
Mas, se você não teve tempo de fechar o aluguel pela internet, nos aeroportos existem centenas de locadoras. Faça uma pesquisa rápida entre elas e não deixe de dar uma lida no Google a avaliação dos usuários para garantir que sejam confiáveis.
Os documentos necessários para alugar um carro na Europa
Como em qualquer lugar, para alugar um carro na Europa é necessário comprovar que você sabe dirigir e, claro, que está com todos os documentos em dia para passear no país. Será necessário apresentar no momento da retirada:
- Carteira de habilitação atualizada: Não se preocupe, pois na Europa você pode dirigir com a CNH brasileira por até 3 meses. Depois disso, apenas com a autorização do próprio país.
- Passaporte também atualizado: Obviamente, ao desembarcar, você estará com o seu passaporte. Leve-o para a locadora de veículos e apresente.
- Documento de identidade: Além do passaporte, vá com um documento de identidade que comprove sua idade. Lembre-se que a maioria das locadoras cobra mais caro para motoristas com menos de 30 anos.
Vale a pena alugar um carro na Europa?
Para finalizar o texto de hoje, vamos falar um pouquinho se vale ou não a pena investir um valor para alugar um carro durante sua viagem na Europa. Existem alguns momentos em que, sim, pode ser muito válido fazer essa opção, como:
1- Para viagens mais longas e em vários destinos
Se você vai ficar muitos dias viajando e durante esse tempo quiser conhecer lugares novos e distantes da cidade em que está hospedado, pode valer muito a pena financeiramente alugar um carro.
Isso porque pagar excursões para vilarejos e passeios longe da cidade costuma ser bem caro, especialmente se compararmos com o custo do carro em si.
Planeje sua viagem com calma e veja se existe ou não a vontade de explorar um pouco mais o país – se a resposta for sim, pense em optar pelo aluguel de carros.
2- Se houver mais pessoas viajando com você
Caso você vá com um casal de amigos ou com filhos, por exemplo, pode valer a pena alugar um carro por questões financeiras e de conforto também. Vamos supor que você viaje para uma cidade menor, onde o transporte público esteja longe do seu hotel.
Nesse caso, é muito melhor alugar um carro do que pedir por aplicativo cada vez que for sair, certo? Dividindo entre todos os viajantes, pode ser muito mais barato arcar com o aluguel.
3- Para ir e voltar do aeroporto
Outro caso onde o aluguel de carros vale a pena é quando precisamos ir e voltar do aeroporto. Muitas locadoras oferecem a opção de devolução em outros pontos, às vezes pertinho do seu hotel. Nesse caso, vale a pena pegar o carro, levar as malas para o hotel e depois ainda dar uma volta com ele antes de devolver.
Gostou das nossas dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos! Até a próxima!