Embarque com a gente e veja como foi a experiência de pedalar em Amsterdam sobre duas rodas.

Amsterdam, capital da Holanda, desde o início da decáda de 70, decidiu concentrar o investimento no sistema de transporte focado nas bicicletas. Já são mais de 35 mil quilômetros de ciclovia e ciclofaixas por todo país, dando suporte e tranquilidade para quem curte levar a vida em duas rodas.

E pra quem acha que alugar uma bike em Amsterdam é um item obrigatório, vamos contar um pouco da nossa experiência.

Localização

Começamos a procurar uma loja pela internet e vimos que uma das filiais, ficava bem na frente do nosso hotel, o que facilitou muito, principalmente na entrega, depois de um dia inteiro de muitas pedaladas.

Quais modelos escolher?

Ao contrário do Brasil, onde utilizamos as bicicletas basicamente para lazer, os holandeses a usam de diversas formas, incluindo os afazeres diários, o que contribuiu para a criação de vários modelos como individual, casal, para crianças, para levar algum material, etc.

Preços

Nossa escolha foi alugar a individual de 9 às 18 horas, para aproveitar ao máximo tudo que a cidade poderia oferecer. Assinamos também um seguro, o que achamos essencial, depois de ficar sabendo que mais de 3.000 bicicletas eram roubadas por ano na cidade! Ninguém merece passar por esse sufoco nas ferias, ne_ E o valor valia super a pena.

Primeiros Passos

Antes de sair e viver a cidade, um funcionário da loja nos explicou onde ficavam luzes, que são obrigatórias para pedalar (branca na frente e vermelha atrás), regulagem do banco, buzina, e principalmente, como trancar a bike em algum poste ou estacionamento, facilmente encontrados por toda cidade.

Regulamentação

Com as ruas repletas de bicicletas, também existem leis e sinalizações especificas para as magrelas. E mostrando a importância que esse meio de transporte tem para a cidade, os ciclistas possuem diversas regalias como proteção extra no caso de acidentes e preferências em rotatórias.

Conforme o artigo 185 vigente na lei de trânsito holandesa, prevê que o motorista se responsabilize por danos financeiros ocasionados por colisão com usuários de veículos não motorizados. Quando considerado culpado, o condutor do automóvel deve arcar com todos os gastos. E se o erro for atribuído ao ciclista, o motorista do veículos deve pagar a metade das despesas. Ou seja, não ande de carro na Holanda…rs

Dicas

– Indicar a direção que vai virar com os braços;
– Não transportar passageiros no bagageiro;
– Sempre usar cadeado. Existem muitos roubos de bicicleta;
– verificar se as luzes e buzina estão funcionando;
– Seguir placas de sinalização

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