Todo viajante quer comprar passagem aérea mais barata, não importa qual o destino escolhido. Entre horas pesquisando e descobrindo como fazer isso, perde-se muito tempo que poderia ser gasto para planejar melhor a viagem, por exemplo. 

Por isso, hoje separamos algumas dicas imprescindíveis para quem não tem ideia de como economizar nas passagens aéreas, como sites que oferecem descontos, milhas e outras. Confira abaixo e comece a sua viagem com o pé direito!

5 dicas para comprar passagem aérea mais barata

Para quem quer economizar, o vôo é uma das compras que mais podem fazer diferença nesse objetivo. Confira abaixo as 5 dicas que separamos para que você possa comprar passagem aérea mais barata e, claro, com total segurança. Anote todas elas!

1- Compre sempre com antecedência

Apesar dessa ser uma dica bastante comum, muitas pessoas esquecem dela na hora de planejar a viagem. E quando os agentes de turismo explicam da importância de comprar antecipadamente, eles estão falando de alguns meses – e não apenas algumas semanas. 

Por isso, se você vai viajar, especialmente para fora do país, não esqueça de comprar suas passagens com três a quatro meses de distância da data de embarque. 

Lembre-se que os preços mudam muito, especialmente em épocas concorridas, como o verão europeu, por exemplo. É muito importante ficar de olho no tempo e ser rápido nesse sentido! 

2- Pesquise em sites de reservas

Sites de reservas, como o Decolar, são excelentes formas de comprar passagem aérea mais barata. Muitas vezes, eles ajudam a encontrar aquela passagem que você nem pensaria em procurar, como em outras companhias aéreas. 

Uma boa dica é sempre ativar as notificações para qual as passagens estiverem mais baratas, já que maioria dos sites oferece esse serviço. Assim, quando os preços abaixarem, você pode fazer sua compra com desconto. 

Caso você nunca tenha comprado através desses sites, é fundamental ficar de olho em todos os procedimentos, ler as regras – especialmente as de reembolso ou troca de horário. 

Isso porque às vezes a passagem está mais barata justamente porque não é permitido a troca ou reembolso dela – se você não tem nenhum problema com isso, vá fundo e aproveite o desconto! 

3- Considere fazer escalas

É muito comum a vontade de viajar de forma mais rápida e confortável possível. Mas, é também bem comum que as passagens aéreas sejam muito mais caras quando compradas sem nenhuma escala, principalmente quando falamos de voos internacionais. 

Apesar de parecer um problema, o voo com escala pode ser uma excelente forma de conhecer um lugar diferente – a dica é pegar escalas mais longas, de 12 horas ou mais. 

Assim, você pode aproveitar para conhecer um lugar bacana e ainda economizar bastante na sua passagem aérea. 

Aqui é bastante importante ficar de olho na antecedência em que compramos as passagens: mesmo quando há escalas, muitas pessoas procuram esses voos justamente pela possibilidade de passear pela cidade. Então, mais uma vez, não se esqueça de se planejar meses antes!

4- Considere voos diurnos

Voos noturnos para outros países são muito mais escolhidos, justamente porque podemos dormir e descansar durante o trajeto. Apesar de serem a melhor escolha, eles costumam custar mais, já que a procura é bem maior. 

Logo, se comprar passagem aérea mais barata é seu maior objetivo, considere pegar voos em horários que as pessoas não querem, como logo de manhã, por exemplo. 

Apesar de ser um pouco mais cansativo, o voo também tem suas vantagens, já que você poderá curtir mais o passeio, assistir um filme e chegar na cidade ao entardecer ou durante a noite. 

Essa dica vale mais a pena para quem vai ficar mais dias no destino escolhido – devido ao fuso-horário, pode ser incômodo passar o dia no avião se você não tiver tempo para se recuperar no dia seguinte. 

5- Conheça outras companhias aéreas

Como explicamos no item sobre o site de reservas, algumas companhias são bem mais caras do que outras, por uma série de fatores. Mas nem sempre o motivo é o atendimento ou qualquer outra questão que possa deixar seu voo desconfortável. 

Muitas vezes, o valor acima do comum é por causa da exclusividade do voo. Companhias brasileiras costumam viajar menos para fora do país, enquanto as estrangeiras fazem mais voos diários internacionais. 

Assim, pode ser muito mais barato viajar com uma companhia diferente daquela que você já está acostumado – e é possível ter uma boa experiência. 

Para evitar qualquer desconforto, pesquise sobre a companhia e veja se as pessoas gostam dela. Assim, você já conhece uma nova forma de viajar e amplia suas opções. 

6- Troque suas milhas! 

Por fim, nossa última e mais importante dica: você pode trocar os pontos do seu cartão de crédito por milhas e, com isso, pagar bem menos pela sua passagem. O processo é bem simples: entre no seu programa de fidelidade do cartão, procure pela companhia aérea que deseja transferir os pontos, faça um cadastro no programa de milhas dela e transfira! 

Simples, rápido e muito econômico, as milhas ajudam muito a economizar e às vezes até a viajar pagando quase nada. Se você tem dúvidas sobre como o seu programa de fidelidade funciona, procure o seu banco e peça auxílio nesse sentido – geralmente, o atendimento via telefone pode solucionar os questionamentos. 

Gostou das nossas dicas de hoje sobre como comprar passagem aérea mais barata? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares! E desejamos boa viagem! 

Bons Voos!