Uma típica delícia holandesa que você precisa experimentar.

Panqueca existe em quase todo o mundo, e cada país tem suas particularidades quando o assunto é essa deliciosa iguaria. A Holanda não fica de fora dessa confraria mundial de panquecas. E, quando se toca no assunto, o país é pródigo em oferecer as mais diversas opções.

Diferentemente da França, por exemplo, onde é uma iguaria que se encontra em carrinhos praticamente em cada esquina, as panquecas holandesas, ou “pannekoek”, como são chamadas aqui, podem ser encontradas em uma infinidade de restaurantes e casas especializadas.

Além da versão tradicional, existem também as “poffertjes”, mini panquecas holandesas, fofas e estufadas, perfeitas para serem polvilhadas com açúcar de confeiteiro e, eventualmente, acompanhadas de alguma fruta como morangos e chantilly. Sim, os holandeses adoram chantilly, seja no chocolate, na panqueca, no sorvete… em todo lugar, o chantilly impera.

As “poffertjes” têm até uma curiosidade. Alguns dizem que a iguaria chegou ao país à bordo dos navios de Napoleão, durante as invasões napoleônicas. Outros afirmam que as ”poffertjes” já eram populares na Holanda desde o começo de 1.700. Seja como for, pode-se acreditar em uma ou noutra versão. O que importa é se deliciar com elas. E o resto é história.

Diversos restaurantes oferecem panquecas em seus cardápios, mas aqui vamos selecionar apenas os especializados em panquecas.

The Pancake Bakery é a mais antiga casa de panquecas de Amsterdam. Existe desde 1973 e ocupa um antigo armazém no coração de um dos bairros mais badalados de Amsterdam, o Jordaan.

O menu oferece sugestões tradicionais, apenas com açúcar e calda e também panquecas com toques internacionais. E o cliente também pode montar uma panqueca com seus recheios preferidos. Entre doces e salgadas, são tantas as opções que fica até difícil escolher. Uma dica? Experimenta a Brasileira, que leva sorvete de nozes, molho de café, Amaretto, lascas de amêndoas e chantilly.

Outra opção é a Pancake Amsterdam, uma rede que vem crescendo nos últimos anos. Além dos inúmeros recheios doces e salgados, eles oferecem alternativas sem glúten ou sem lactose. Tudo para que o cliente possa se deliciar com essa tentação holandesa, sem correr riscos.

Uma das minhas preferidas na casa é a panqueca de Queijo de Cabra e espinafre, que leva também pinolli e um toque de alho. As sugestões são diversas, o cliente pode montar sua própria panqueca, com os recheios e coberturas que preferir. E a rede conta com quatro endereços na cidade, o mais recente deles, atrás da Amsterdam Central, com uma bela vista para o IJ.

Como eu falei, existem diversas casas especializadas em panquecas pela cidade. As dicas citadas são apenas algumas opções. Para quem quiser fugir do lugar comum, existe ainda o Barco Panqueca, ou De Pannenkoekenbooot. Não dá pra ser mais holandês, unindo duas tradições dos países baixos: a panqueca e o amor pelos barcos.

O barco sai da Doca NDSM-Werf e percorre alguns trechos históricos de Amsterdam, diversos horários por dia, todos os dias da semana. E conta com diferentes opções de excursões. Minha sugestão é comprar o pacote de 75 minutos. Assim você terá uma hora e quinze minutos para se deliciar com todas as panquecas que quiser – e puder – comer durante o cruzeiro pela cidade. Só não é recomendado se você costuma passar mal à bordo de um barco.

The Pancake Bakery
Prinsengracht 191
1015 DS
De segunda a domingo, das 9 às 21h30.
pancake.nl

Pancakes Amsterdam
Possui quatro endereços com diferentes horários de funcionamento.
https://pancakes.amsterdam

“De Pannenkoekenbooot”
Ms. Van Riemsdijkweg 33
1033 RD
amsterdam.pannenkoekenboot.nl

Tem vontade de conhecer um pouco mais de Amsterdam? Clique aqui e saiba mais

Marco Esteves é jornalista e redator publicitário. Trabalhou em diversos veículos de comunicação e agências de publicidade no Brasil. Atualmente, vive na Holanda.