Em cada esquina, Amsterdam mostra o seu charme. E encontramos em uma delas, um charmoso restaurante Holandês.

Pois é. Nem só de queijos, batatas fritas e stroopwafels vive a culinária holandesa. Na verdade, como a maioria dos países europeus, a batata reina quase absoluta à sua mesa, geralmente acompanhada de algumas carnes, peixes e vegetais.

Por isso, nada melhor que começar falando da gastronomia holandesa, citando um dos seus mais simpáticos restaurantes: Moeders – mães, em holandês.

Ele está relativamente fora do circuito de casas conhecidas, não é muito central e nem badalado. Mas, nem por isso, você deve desconsiderar uma visita a esta casa que tem como foco principal a típica cozinha caseira holandesa, aquela cozinha preparada pelas mães (sacou o porquê do nome?).

O Moeders abriu suas portas há mais de vinte e cinco anos. Desde 1990, está instalado em uma esquina agradável, próxima ao Jordaan, onde antes havia uma escola de danças. O grande neon no teto e o piso de madeira são marcas ainda vivas dessa época.

As paredes são forradas por fotos de mães. São mães de clientes, de funcionários e até mesmo de gente que passou por lá ou talvez de pessoas que nunca tenham colocado os pés no restaurante. Estão todas lá, em diferentes formatos e molduras. Uma verdadeira miscigenação de mães.

O menu conta com três opções de sopas e quatro diferentes entradas que mudam ocasionalmente. Entre os pratos principais, você pode optar pela cozinha de três mães: Annie, Betty ou Corrie. Os preços diferem pouco entre elas.

Uma boa sugestão é experimentar o prato que talvez seja o mais tradicional na Holanda: Stamppot. É um purê de batatas misturado com vegetais, que vem acompanhado de salsichas, almôndegas e bacon, tudo em meio a um molho bem saboroso. Ele está no menu da Annie, que oferece também uma opção vegetariana. Sai por 16 euros.

Para quem quiser se aprofundar em tudo o que a culinária holandesa oferece, a sugestão é o Hollandse Rijsttafel, do cardápio da Corrie. É uma combinação de todas as especialidades holandesas servidas no restaurante. Uma variedade de carnes, legumes, molhos e vegetais que vai satisfazer toda a sua curiosidade. E, principalmente, seu apetite. Deve ser pedido para no mínimo duas pessoas e cada prato sai por 20 euros.

Para finalizar – se ainda houver espaço para tal – vale experimentar duas típicas sobremesas holandesas servidas na casa: o Speculaasparfait, um cookie holandês acompanhado de sorvete e chantili, ou a tradicional Appeltaart van Moeke, a torta de maçã da mamãe, servida com sorvete de baunilha. Custam €6,50 e €7,50, respectivamente.

Em tempo: não espere pratos, talheres e taças combinando à sua mesa. Em sua inauguração no local, em 1990, o dono pediu para que os clientes que fossem jantar na casa levassem sua louça, talheres e copos. Eles estão lá até hoje, numa divertida e inusitada combinação, no mais singelo estilo caseiro. Eet smakelijk! (Bom apetite!)

Endereço

Moeders
Rozengracht 251
1016 SX Amsterdam

Funcionamento

De Seg a Sexta, das 17h à meia-noite.
Sábados e Domingos, das 12h à meia-noite.
A cozinha fecha sempre às 22h30.

Pagamento preferencial com cartão de débito.

www.moeders.com
info@moeders.com

Tem vontade de conhecer um pouco mais de Amsterdam? Clique aqui e saiba mais

Marco Esteves é jornalista e redator publicitário. Trabalhou em diversos veículos de comunicação e agências de publicidade no Brasil. Atualmente, vive na Holanda.