Veja a melhor forma de viajar tranquilo com o seguro de viagem.

O seguro viagem é importantíssimo para todos os turistas – seja em passeios fora ou mesmo dentro do país. É uma segurança de que qualquer problema durante a viagem estará coberto por ele, como questões de saúde ou extravios de bagagens, por exemplo. 

No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o Seguro Viagem, para quais destinos ele é obrigatório e como você pode contratá-lo. Confira abaixo!

O que é o Seguro Viagem?

Como o próprio nome indica, seguro viagem é uma garantia que o turista compra ao embarcar para outros países ou até mesmo para dentro do Brasil. Como sabemos, muitas coisas podem acontecer durante uma viagem e ele foi criado para que possamos ter o atendimento necessário em qualquer lugar. 

Existem alguns tipos de seguros:

  • Seguro viagem comum: Que inclui diversos problemas que possam surgir na viagem, como extravio de bagagens, doenças, problemas de saúde no geral, acidentes e outros. Esse é o tipo de seguro mais completo e indicado para quem viaja no exterior. 
  • Seguro saúde: É o seguro viagem menos completo, voltado apenas para as questões de saúde, como doenças e acidentes. Pode ser indicado para quem viaja dentro do país e não quer ficar sem atendimento particular.

O Seguro Viagem é obrigatório? 

Agora, vamos falar um pouco sobre a obrigatoriedade do Seguro Viagem. Embora recomendado em qualquer situação de turismo, existem alguns países exigem que ele seja feito de maneira obrigatória. Ou seja, sem o seguro, o viajante é barrado no aeroporto até que regularize a situação. Vamos entender onde você deve contratar um seguro viagem:

  • Europa: Em toda a Europa, o seguro viagem é obrigatório, sem exceção de nenhum país. É importante saber disso com certa antecedência, ou o turista terá problemas para sair do aeroporto ou até mesmo para embarcar rumo ao seu destino. 
  • Estados Unidos: Já quem vai para a América do Norte, como os EUA, não precisa fazer o seguro viagem de maneira obrigatória. Mas, precisamos lembrar que o valor de uma consulta nesse país é extremamente alto e o seguro é mais do que recomendado. Todo cuidado é pouco e o turista pode precisar de apoio quando estiver viajando. 
  • Outros países: Em alguns outros países, como na Austrália, o seguro viagem é obrigatório. Por isso, vale a pena checar se o seu destino está incluso nesse caso, perguntando na agência de viagem ou mesmo se informando no consulado. Lembre-se de que, quando há obrigatoriedade, não é possível adiar o seguro, sendo necessário contratá-lo antes de sair do aeroporto.

E no Brasil? Preciso de Seguro Viagem?

Para viagens nacionais ou mesmo na América do Sul, não é obrigatório contratar um seguro viagem. Porém, veja bem que a falta de obrigatoriedade não significa falta de necessidade. Quem tem um plano de saúde regional, por exemplo, pode se beneficiar de um seguro amplo, que cubra o país todo.

Além disso, as coberturas vão além das questões de saúde. É possível cobrir extravios de bagagens, furto ou roubo delas, ou mesmo outros problemas extras que podem ser acrescentados no seu plano. Dependendo do tempo de viagem, pode valer a pena optar por um seguro mais completo.

O que um seguro viagem cobre exatamente?

Agora, vamos falar um pouco da cobertura do seguro viagem. Em geral, são cobertos:

  • Cobertura para acidentes pessoais. 
  • Cobertura para exames. 
  • Cobertura para consultas.
  • Cobertura para internações. 
  • Cobertura para desvio de bagagem.
  • Cobertura para Translados.
  • Cobertura para acidentes fatais.
  • Reembolsos de Fianças.
  • Reembolsos de passagens canceladas.

Além deles, há itens opcionais, como passagens para acompanhantes, por exemplo. O ideal é fazer um plano que se adeque às suas necessidades sem ficar caro demais. 

Contratando o Seguro Viagem – Como fazer?

Agora que você já sabe o que é o seguro viagem e como ele funciona, vamos aos passos para fazer essa contratação:

Pelo banco:

Você pode contratar o Seguro Viagem pelo seu banco. Basta entrar no site oficial, procurar pela opção seguro viagem e pedir por uma cotação. Basicamente todos os bancos trabalham com esse tipo de serviço. 

Através da Seguradora:

Além do site do banco, você pode contratar o Seguro por meio de uma Seguradora especializada. Nesse caso, basta entrar no site oficial de uma delas e pedir uma cotação. Dependendo de qual escolher, ela pode ser mais barata do que a cotação do banco, por isso, vale a pena dar uma olhada!

Por meio da passagem aérea:

Para quem tem mais pressa, é possível comprar o Seguro Viagem já com a passagem aérea, dependendo da companhia escolhida. Entre no site, faça sua compra e veja se há a opção de acrescentar o seguro. Em alguns casos, a cotação pode estar em promoção e valer a pena!

Conclusões

O seguro viagem é obrigatório para muitos países da Europa e é também uma forma de garantir que o turista terá segurança e cobertura para eventuais problemas que possam surgir. Como sabemos, viajar para países diferentes pode ser desafiador, como em lugares onde a gastronomia é muito diversificada, por exemplo.

Por isso, não abra mão de ter o seu seguro e garantir que estará protegido sempre que precisar. Faça sua cotação antes da viagem e esteja com tudo em dia na hora de embarcar. Lembre-se de cotar em pelo menos dois lugares diferentes para garantir o melhor preço. 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e não deixe de visitar nosso blog semanalmente! Até a próxima!